segunda-feira, 19 de maio de 2008

O Diário da Princesa


Esses dias eu falei das pessoas que esperam os filmes saírem por preguiça de lerem os livros. Não pretendo me aprofundar no assunto. Apenas queria ressaltar que, às vezes, a adaptação fica melhor que o original. É o caso, e eu aposto que a Gaby não vai concordar, do Diário da Princesa.
A história de uma menina baranguinha que se descobre futura governante de um pequeno país europeu é atraente por si só. Primeiro por que TODA menina(e eu digo isso prepotentemente mesmo), já sonhou ser princesa.
Existe todo um glamour e uma cultura de contos de fada antes de dormir por trás disso. Se tratando, ainda por cima, de uma garota legal-mas-que-nunca-chamou-atenção é melhor ainda. Por que Mia, a mocinha-anti-heroína, era invisível, gostava de ser invisível e, por ela, não deixaria de ser assim.
E Mia, de baranguinha, fica gatona; de anti-social, vira popular; de pega-ninguém, passa a ser disputada por dois garotos bem bonitos. E o legal disso tudo é justamente o fato de ser um diário. Todas vibramos com Mia e sentimos em nós a cultura pop que ela emana e usa como referência, conhecemos aquela linguagem e até gostamos dela.

Só que eu comecei falando que o filme é melhor. E ainda acho que seja. Primeiro por que gosto de filmes açucarados, depois por que o filme é mais ágil que o livro e no fim das contas, a história não é totalmente a mesma, mas não perde a essência de sonho de princesa.

Enfim, leiam o livro (não acho que os meninos vão gostar, mas as meninas talvez), assistam o filme, comentem no blog e depois vejam o que a Gaby escreveu sobre o livro na época em que escrevia sobre literatura usando a personagem Patty Literária





O mais legal de tudo: o trailer eliminou todo o meu açúcar.

6 comentários:

Unknown disse...

Se o meu mestre Jedi, Langa, desconfiar do tamanho da sua insolência..

Temo por sua alma... vá ao meu porco blog e veja o que sua ignorancia nao te permite vislumbrar!

T disse...

já li todos os livros quando eu era
mais novinha!
eu adorava demaaaais!
hahaha
*_*
obrigada pelo seu comentário !
e eu to super te admirando!
você parece ser bem inteligente :)
hihi
beijo

T disse...

já li todos os livros quando eu era
mais novinha!
eu adorava demaaaais!
hahaha
*_*
obrigada pelo seu comentário !
e eu to super te admirando!
você parece ser bem inteligente :)
hihi
beijo

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

ai q lindo!
*-*

Camila disse...

aaaaaaaiii desculpas não ter lido toalmente o post mas certeza de que é uma ótima recomendação!! =]

meu tio já saiu!

Shamylle Alves disse...

Ahh Aline...
O livro é melhor, apesar de ter alguns momentos bem embrometion, meio devagar... mas nada substitui aquele livrinho carregado de sonhos emoçoes e amores açucarados...

Confesso que já li todos os oito livros da coleção e espero ansiosamente pelo nono...

aiai... eu e minha paixão por história, açucaradas ou não!