segunda-feira, 5 de maio de 2008

Entrevista


O que se segue é uma entrevista já velha, mas nunca antes publicada, que fiz com a Lívia Santo, conhecida na internet como MSM, uma excelente e premiada autora de fanfictions.


Aline Dias: Quando você começou a escrever fanfictions?
MSM: Eu comecei a escrever fanfictions, acho que foi em 2002. Eu tinha lido Draco Dormiens (história famosa, escrita pela autora britânica Cassandra Claire e traduzida para o português por várias pessoas diferentes), mas não terminei porque a fic acabou virando H/Hr. Aí, eu li uma fic Victor/Hermione, que ficaria linda sob o aspecto D/Hr (Draco e Hermione), meu (casal) favorito hétero, e eu comentei com uma amiga. Ela me disse para por as minhas idéias no papel, e eu o fiz.


AD: E de onde surgiu seu interesse por fanfictions?
MSM: Bom, os livros demoram muito para sair. Aí, eu estava na casa dessa amiga que me incentivou a escrever e ela comentou que uma colega dela, tinha lhe falado sobre histórias sobre Harry Potter que não eram o livro em si, e ficamos curiosas a respeito. então lemos “Draco Dormiens”, era melhor do que o vazio que se dava entre um livro e outro da série.


AD: Então a necessidade de criar vem da curiosidade?
MSM: Em parte, sim. Acho que as outras coisas que motivam, é o poder que você tem de fazer a história seguir o rumo que você quer, sem se preocupar se isso é lógico ou não para as outras pessoas.


AD: E por que não personagens originais?
MSM: Bom, há alguns personagens originais nas tramas, mas a sensação de poder é bem maior quando você faz os personagens já existentes comportarem-se segundo as suas regras.Torna as coisas mais interessantes, porque apesar de ser uma história inventada, há a veracidade de se pensar que aqueles personagens realmente existem.


AD: E quais são as regras?
MSM: Não há regras, propriamente ditas, á uma sugestão de conduta. Exemplo, você pode alterar completamente a personalidade dos personagens para que a sua história pareça mais verossímil, mas por outro lado, isso faz com que a sua fanfiction se distancie demais dos livros e por isso, seja menos interessante.


AD: O que você gosta de colocar nas suas histórias?
MSM: Eu não sou o tipo de pessoa muito romântica normalmente, talvez por isso, eu me interesse tanto por histórias românticas. Eu gosto de conflitos de interesses, gosto de jogos de manipulação. Mas acima disso tudo, gosto de colocar personagens que superam todas as dificuldades para ficarem juntos... Talvez eu seja um pouco romântica, afinal.


*Pra ler as Fics da MSM, basta clicar aqui ou aqui.
A imagem acima é a capa de uma das fanfictions que mais gostei de ler em todos os tempos. Clicando na imagem, vc lê a fic! Links não são o máximo?
** Acrescentei alguns parênteses pelo bom entendimento de todas as questões envolvidas na entrevista.

3 comentários:

Shamylle Alves disse...

Aficcionada por fanfics como sou claro que vou ler essa dica!

bjo

Anônimo disse...

maus tarde eu vou ler seu post com mais calma, beijoss

Anônimo disse...

Vou ser bem sincera, os unicos fic' que lí em toda minha vida foram os teus.
E o post do Vinicius está perfeito.