sábado, 14 de junho de 2008

Uma jornalista perdida na ilha dos literatos - Parte 3

Segundo dia - 12/06/08

Por problemas técnicos, fui apenas à uma mesa neste dia. Tenho até que avisar ao professor que eu faltei mesmo, sem os motivos nobres pelos quais iria faltar à aula. Sendo assim, nada de abono.

Enfim, este blog não é sobre a minha falta de responsabilidade, mas sobre literatura.

Por volta das 4 da tarde, o Erly Vieira Jr, a Mara Coradello e o Bernardo Oliveira estava no auditório do IC II falando sobre sua experiência como escritores. Cheguei atrasada, aí nem vi nada do Bernardo. mas foi muito legal reparar como o Erly encara da mesma forma sua obra escrita e a cinematográfica. Pra ele, a câmera é como uma caneta e algumas coisas simplesmente são pensadas pra cinema. Durante todo o tempo, ele se confundia chamando o leitor de espectador e o espectador de leitor.
Ainda assim, vale ressaltar que o que eu li da obra escrita dele é muito verbal pra ser filmada. Muito escrita mesmo, textos daqueles em que a gente passeia, se surpreende e se sente desafiado. Sempre fica um quê de pergunta, mas não um quê de falta.

Na Mara o que me chamou atenção foi outro aspecto. Eu já gostava do que ela escrevia e já a lia bem antes de vê-la pessoalmente. Até falei pra ela "nagazeta só lia você e a Bernadette Lyra". Conhecia-a das crônicas publicadas semana sim semana não no jornal A Gazeta. E foi legal vê-la falando dessa experiência. Ela disse que no fim das contas, se percebeu preocupada demais em adular o leitor e que tinha medo que a obra dela se tornasse fácil demais.

E foi nesse aspecto que se deu a discussão final. A relação autor-leitor e o pra quem se escreve renderam um debate interessantíssimo que eu até filmei, mas não editei ainda, então vou ficar devendo.

abaixo: Grinalda
direção: erly vieira jr
elenco: letícia braga
roteiro: erly vieira jr, a partir de cenas improvisadas por letícia braga




____

Links:
Blog da Mara Coradello
Textos do Erly

2 comentários:

Renata Bomfim disse...

Oi Aline, adicionei seu blog ao meu, o Letra e Fel... Gostei muito da tua escrita, leve, bom de ler...
Abraços
Renata Bomfim

Anônimo disse...

Aline, por favor, gostaria do seu e-mail para encaminhar informações relacionadas às ações da Secretaria de Comunicação de Vitória às incentivo às mídias alternativas. Meu e-mail é adrianamachado@vitoria.es.gov.br

Adriana Machado
Assessoria Técnica
SECOM/PMV